domingo, fevereiro 12, 2006

Chegada ao Rio de Janeiro...vista de terra!









Este regresso foi uma espécie de parto! Difícil!
Ora tínhamos notícias ora falhavam. Sabíamos que estavam navegando num mar "pedido a Deus" a boa velocidade, mas nada mais além disso. A ansiedade em terra talvez fosse maior do que lá no mar.
Finalmente quinta feira o rádio, com a antena passando por fora do acoplador (olha o acoplador a manifestar-se o "mau da festa"!...) transmitiu a sua posição, que já calculávamos fosse aproximadamente aquela, e previu a chegada à Marina da Glória para as 13H.
De manhã o Comandante, em frente de Saquarema, tal como seria de esperar, conseguiu falar pelo telefone celular e confirmou as 13h. O "tio" ex-auxiliar de navegação, ex-cozinheiro, ex-ex, retificou essa previsão para as 12H. e, às 10 já perscrutava o horizonte da Baía da Guanabara, empoleirado nas pedras da Marina.
11 horas avista-se um ponto lá... lá... bem no fundo. Serão eles? Era um veleiro que parecia dirigir-se para o iate clube - letra minúscula porque este clube não nos merece muito consideração. De repente faz um bordo, velas recolhidas.. era o "Mussulo".
Agita-se o pessoal da Marina, sempre pronto, sempre amável e disponível, que manda uma lancha indicar onde atracar, uma vez que boa parte da mesma Marina está ocupada com a dragagem. Já o Mussulo aparecia, glorioso, orgulhoso, na Marina.
O tio entra na pequena lancha e vai subir a bordo. Tinha que fazer os últimos cem metros, perdão as últimas cem jardas, a bordo! Afinal, apesar de ex, nunca deixara de pertencer àquela tripulação!
Dois fortes e saudosos abraços e logo um preparar de cabos para atracar, no pequeno cais nobre improvisado e posto à disposição do "Mussulo".
Mais uma vez um muito obrigado ao Sérgio Meireles e Nelson Falcão e aos marinheiros que colaboraram na manobra.Finalmente atraca. 11h45m locais.
Pouca gente à espera. Mas uma grande festa e muita alegria.
Algumas fotos ilustram bem o momento.
O comandante já começou a correr atrás da sua vida profissional. Não houve ocasião de se marcar um próximo encontro para uma "revisão" dos pontos principais a memorizar de toda esta sensacional aventura.
Colher as impressões finais que por enquanto ainda nem sequer devem ter começado a sedimentar.
O barco, que trouxe um novo problema no enrolador da genoa, felizmente tendo sido "remediado" pelo comandante, sem afetar o uso da genoa, terá que ficar no Rio um a dois dias para resolver o assunto. Depois irá então para Brachuy, descansar, ser tratado com um herói e todo devidamente revisto para... quem sabe se outra do mesmo quilate.
Parabéns mais uma vez ao comandante e ao Mateus que de marinheiro de primeira viagem hoje se pode, e deve, considerar um marinheiro oceânico!
E parabéns ao "Mussulo" que, mesmo com tantos problemas, cumpriu muito bem a sua missão.
Mas este ABRAÇO não acaba aqui. Há muito ainda para contar.

Francisco Amorim

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Mensagem enviada do Rio de Janeiro pelo José Guilherme

A todos os amigos, colegas e aqueles que seguiram esta viagem:

Após exatas 7674 milhas e 56 dias de mar, às 12:00 horas do dia 10/02/2006 o Mussulo voltou ao ponto de partida na Marina da Glória- Rio de Janeiro, lá estavam os nossos amigos para nos receber. A viagem foi muito aprazível e sem maiores problemas, o Mussulo comportou-se como um barco feliz com a viagem, ansioso para voltar para sua vaga em Bracuhy e ser retocado para aguardar a próxima viagem. Infelizmente a última perna não teve a presença física do Francisco mas a sua alma e o seu coração estavam conosco. O Matheus, marinheiro de primeira viagem, comportou-se como um experiente homem do mar, alegre companheiro, sempre pronto a cumprir todas as tarefas e aliviando as preocupações do “Comandante”. Obrigado Matheus por termos tido a oportunidade de completar o Abraço à Vela entre o Brasil e Angola.
A escala em Sta Helena mostrou que é uma ilha digna de ter assistido aos últimos dias de Napoleão onde mais uma vez fomos muito bem recebidos e lá deixamos no Anne’s Place uma bandeira do Brasil e um galhardete do Clube Naval de Luanda sendo mais um ato simbólico desta viagem.
Mola mestra no sucesso desta viagem, na preocupação constante com o nosso bem-estar, na construção do site da viagem, na intermediação com os radio amadores, enfim no nosso contacto com o mundo externo foi o meu irmão José Filipe Caldas. Na próxima viagem temos que arranjar outro apoio em terra firme pois terás que vir comigo, meu irmão!
Gostaria de finalizar agradecendo aos radio amadores Muniz (Rio de Janeiro) e Chagas (Aracaju) que todos os dias nem mais minuto, nem menos minuto, nem mais segundo, nem menos segundo, de domingo a domingo, estavam ali para nos apoiar nos transmitir as previsões de tempo, nos dar notícias das famílias, enfim nos conectar com o mundo. À hora aprazada lá estavam eles : - “Papa Papa 6 Bravo Charlie de Aracaju chama o veleiro Mussulo... Como está a tripulação? Latitude, Longitude, Rumo verdadeiro, Direção e Força do vento? Tempo e condições do mar? Alguma mensagem para a família, para o José Filipe?” ou “Papa Yankee 1 Alpha Mike Bravo do Rio de Janeiro chama o veleiro Mussulo...sempre com as mesmas perguntas”, pronto não estávamos mais sozinhos, estávamos conectados com o resto do mundo. Obrigado a estas pessoas (verdadeiros anjos da guarda) e à comunidade de radio amadores em geral que sempre esteve presente na viagem com inúmeros outros nomes.
Agradeço em meu nome e da minha tripulação – Matheus Miranda Barbosa e Francisco Amorim - a todos os que apoiaram e viram sentido nesta viagem. Aguardem um relato detalhado que estaremos providenciando para breve.

Um abraço à vela

José Guilherme Caldas

Chegada ao Rio de Janeiro dia 10 Fevereiro de 2006




Tivémos o primeiro contacto por celular na chegada ao Brasil quando o Mussulo estava a 30 milhas do Rio de Janeiro.
O Mussulo chegou à Marina da Glória no Rio de Janeiro hoje dia 10 de Fevereiro ás 14:00 TMG (12:00 horas locais), onde estava uma Comissão de Recepção presidida pelo Francisco Amorim.
A descrição da chegada será relatada neste Blog posteriormente também pelo Francisco Amorim.

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Contacto com o Mussulo dia 9 de Fevereiro de 06



Finalmente hoje ás 19:00 TMG o rádio amador Chagas conseguiu se comunicar com o Mussulo, que estava no rumo 248º navegando a motor a 9 nós, por falta de vento, todavia com ondas grandes ( da ordem dos 3 metros) mas com dia de sol.
O Mussulo estava a 70 milhas da Ilha do Boqueirão em Cabo Frio onde devem passar ao largo ás 03:00 TMG. A previsão é de chegada à Marina da Glória no Rio de Janeiro às 13:00horas locais.
A posição do Mussulo hoje ás 19:00 TMG era de 22º 55' S e 40 º 46' W.

Dia 8 de Fevereiro sem contacto com Mussulo



Dia 8 de Fevereiro foi tentado ás 19:00 e 21:00 hrs contacto com o Mussulo e o mesmo não foi possível.
Considerando a direcção dos ventos Norte e velocidades de 20 a 30 nós o Mussulo estaria a 283 milhas náuticas do Rio de Janeiro, prevendo-se a chegada sexta-feira dia 10 pela manhã.
Definitivamente o rádio está com um problema técnico e portanto a comunicação somente deverá ser possível por celular quando estiverem a umas 60 milhas náuticas do Rio de Janeiro.

quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Dia 7 de Fevereiro de 06 - PREVISÃO


Não foi possível o contacto com o Mussulo mais uma vez dia 7 de Fevereiro apesar de o Chagas ter tentado a comunicação ás 19:00 e 21:00 TMG.
Os ventos predominantemente estão de Norte com velocidades da ordem dos 20 nós.
Nessas condições assumindo que estejam alcançando 170 milhas diárias, ás 19:00 horas de dia 7 de Fevereiro estariam a 450 milhas náuticas doRio de Janeiro.
A previsão de chegada ao Rio de Janeiro seria então no final da manhã de dia 10 de Fevereiro de 2006 ( sexta-feira).
A imagem anexa mostra a previsão da posição do Mussulo dia 7 de Fevereiro.

terça-feira, fevereiro 07, 2006

Dia 6 de Fevereiro não houve contacto com Mussulo

Ontem dia 6 de Fevereiro foi tentado pelo Chagas a comunicação com o Mussulo ás 19:00 e 21:00 horas TMG e não foi possível o contacto, em principio por problemas técnicos com o rádio.

domingo, fevereiro 05, 2006

Contacto com Mussulo dia 5 de Fevereiro de 2006





Conforme previsto a Ilha de Trindade esteve no través do Mussulo a 28 milhas estando este a 790 milhas do Rio de Janeiro (Marina da Glória).
O rumo continuava em 250º e a uma velocidade de 5 nós no momento da comunicação.
O vento mantinha-se de NE com 8 nós. Ondas de 1 a 2m.
O Mussulo estava ás 19:00 horas TMG na Latitude S 21º 10' e Longitude W 29º 13' W.
No contacto hoje ( 5 de Fevereiro) realizado, participou o Chagas em Sergipe e o Aldir com o Francisco no Rio de Janeiro. O audio não estava perfeito mas todavia bastante melhor que ontem.
Apresenta-se algumas imagens com a posição do Mussulo e da Ilha de Trindade.

Contacto com Mussulo dia 4 de Fevereiro de 2006


As comunicações com o Mussulo hoje dia 4 de Fevereiro assim como ontem estão cada dia mais complicadas.Somente a persistência do rádio amador Chagas ( Sergipe) tem possibilitado receber as informações para actualização do site e mesmo assim com algumas duvidas.Hoje ás 19:00 horas TMG estavam na escuta outros rádios amadores entre eles o Aldir Muniz (Rio de Janeiro) que tem acompanhado diariamente o Mussulo e que tiveram a mesma dificuldade de recepção e transmissão.
Os ventos estão praticamente de Nordeste da ordem dos 10 nós.O rumo continua em 255º e a uma velocidade de 7 nós.
O Mussulo ás 19:00 horas de 4 de Fevereiro estava na Latitude 20º 45' S e Longitude 26º 34' W , a 120 milhas náuticas da Ilha da Trindade onde devem passar pelo seu través amanhã dia 5 à tarde.Neste momento está a decorrer a regata Vitória-Ilha da Trindade-Vitória, que largou hoje de Vitória.Esta regata é uma das tradicionais regatas na costa brasileira e tem um amplo apoio da Marinha brasileira que tem um destacamento permanente na Ilha. www.eldoradobrasilis.com.br

sábado, fevereiro 04, 2006

Contacto com Mussulo dia 3 de Fevereiro de 2006




A comunicação com o Mussulo dia 3 de Fevereiro foi bastante dificil. Em principio foi devido ás condições atmosféricas e espera-se que não seja por defeito no rádio.
Os ventos estiveram predominantemente de SE mas ocorreram direcções de NE com velocidades de 6 a 7 nós.
O Mussulo estava a 1.070 milhas náuticas do Rio de Janeiro e apesar dos ventos fracos a previsão de chegada à Marina da Glória será dia 10 ou 11 de Fevereiro pela manhã, nem que para isso haja necessidade usar o motor de modo a manter uma média diária de 165 milhas.
Ás 19:00 horas de dia 3 o Mussulo atingiu a Latitude S de 20º 23' e a Longitude W de 23º 56'.
Apresenta-se três imagens com a posição do Mussulo, os ventos e ondas na zona.

sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Notícias do dia 2/2/2006

Ontem à noite o Filipe viajou, então foi a vez do tio Chico fazer os contactos e ele mandou a seguinte mensagem:

Notícias das 19H00 GMT 02/Fev/06
Posição do Mussulo: 19º 51´ S e 21º 14´ W.
Rumo: 255 a 265º.
Singradura: 171 mi.
Vento na hora da transmissão: SE 15 km

Mar tranquilo, ondulação de até 2 m. O leme mantem-se controlado, apesar da folga.
O rádio parece estar cumprindo muito bem a sua missão. (Ainda bem)
Tripulação bem, de espírito e estômago (olha o trabalho do "provedor" a dar os seus frutos...)
Capitão Guilherme entusiasmado já pensa que pode chegar 2 a 3 dias antes do previsto dia 11, mas o "tio" não acredita muito nisso.
Se o vento continuar de feição e com a força que os tem impulsionado nestes últimos dias, devem ganhar um dia, chegando a 10. Menos do que isso... só se os golfinhos ajudarem! E muito! Ainda estão a quase 1.400 milhas da Marina da Glória.

Abraços a todos.

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Contacto com o Mussulo dia 1 de Fevereiro de 2006




Os ventos pela manhã de dia 1 de Fevereiro atingiram 25 nós de Sudeste e às 19:00 horas TMG estavam com 12 nós.
O Mussulo rumava 250º a uma velocidade de 7 nós, apesar que de noite, para não esforçar a caixa do leme, que continua a requerer bastante atenção, rumou mais para sul.
Às 19:00 hrs TMG de dia 1 de Fevereiro o Mussulo tinha atingido a Latitude de 19 º 21' S e a Longitude de 18º 26' W.
Nestas condições e mantidos os ventos, continua assegurada a chegada ao Rio de Janeiro dia 11 pela manhã.

Contacto com Mussulo dia 31 de Janeiro de 2006


No contacto por rádio ás 19:00 horas de dia 31 de Janeiro de 2006 o Mussulo mantinha o rumo de 250º a uma velocidade de 8,5 nós.
O vento estava de sudeste com 15 a 20 nós, ondas de 2,5 a 3 m e tempo bom.
O Mussulo estava na latitude sul de 18º 36' e longitude oeste de 15º 37' W.
O rádio amador de Namibe Victor Reis comunicou-se com Chagas no momento do contacto com o Mussulo e enviou um grande abraço para Francisco Amorim.
A previsão de chegada a Cabo Frio ( 60 milhas ao norte de Rio de Janeiro) é de 10 de Fevereiro e à Marina da Glória no Rio de Janeiro dia 11 pela manhã .