sábado, dezembro 24, 2005

16º contacto com o Mussulo dia 24 dez 05


O contacto foi realizado de novo ás 19:00 horas de dia 24 de Dezembro .O Mussulo rumava a 055º, com velocidade de 6 nós, ventos de S/SE de 15 a 20 nós e mar forte.
Apesar da intensificação dos ventos a mesma não se tem traduzido numa velocidade maior do Mussulo apenas dispõe da vela grande (principal), já que a tentativa de usar a vela reserva não deu resultado. A avaria no leme automático tem obrigado á permanência constante de um dos tripulantes no leme. Os calos quando chegarem vão ser mais que muitos, todavia a moral a bordo estava bastante alta.
O Mussulo encontrava-se na posição 24º 59' S, 04º 09' W e mantendo-se estas condições a expectativa de chegada a Namibe é de dia 2 a 3 de Janeiro.
Ou seja os navegadores além do Natal em princípio passarão no mar a passagem de ano.
Hoje também contactámos via telefónica um operador de Las Palmas nas Ilhas Canárias que se havia comunicado com o Mussulo por rádio e nos passou as especificações do sistema eléctrico do leme automático para que seja adquirido um novo e despachado para Angola. Tentaremos verificar qual o processo mais eficiente para o fazer considerando que além do transporte propriamente dito haverá também as questões alfandegárias e burocracias respectivas.
Juntamos uma imagem com a posição de hoje do Mussulo e respectivo quadro de ventos. (Para ampliar a imagem basta clicar na mesma).

Nenhum comentário: