quarta-feira, julho 29, 2009

.
Posição em 28/Julho

Moro!
Num País Tropical
Abençoado por Deus
E bonito por natureza!
Ah! Ah!
.
Assim começa aquela música linda cantada por Jorge Ben com letra de Sérgio Mendes! Mas... lá vem o diabo do "mas" estragar o "Abençoado por Deus"! Cada vez que, aqui no Rio de Janeiro cai uma boa chuvada, ou mesmo só ameaça, a área onde vivo fica sem energia! E foi o que aconteceu ontem dez minutos antes de receber a ligação do Mussulo II!
Como previamente já tinha anotado as previsões, só tive que acender uma vela e anotar o que eles me passaram.
Têm passado um boa surra: ventos contrários fortes, na casa dos 20 kn, bem como ondulação se S entre 3 a 4 metros, o que os obrigou ontem, 27/jul, a andar aos bordos.
Após navegarem com sacrifício 155 milhas só se tinham aproximado do destino 70,5, e rumavam a 248°.
À hora da comunicação encontravam-se ainda a 07° 18'N e 23° 31' O.
Outro problema, não com o motor mas ligado a ele: o abastecimento de oleo diesel em Cabo Verde foi mal feito, e em vez de terem atestado o depósito interno do barco, o que seria de esperar, faltaram 120 litros. Resultado, ontem o motor de repente parou, e vá de o sangrar o que é sempre uma tarefa chata e suja. Pior: 120 litros a menos é um problema, não grave - nada de pânico - porque ainda têm muita reserva nos botijões extra, e a prtir de 3 ou 4° N começam a ter vento de través até casa, sem necessidade de motor.
De resto a disposição vai boa, mas infelizmente o grande chef francês da cozinha, o Victor, com tanto balanço do barco, não consegue apresentar as suas especialidades! No entanto ninguém passa fome.

2 comentários:

Marcos Gama Lobo disse...

Como esta o alternador, o problema foi sanado ?

Francisco Gomes de Amorim disse...

Infelizmente o alternador só na oficina é que´pode ser reparado. E oficina só no Recife!