segunda-feira, junho 13, 2011

O novo Abraço


Recife – Mindelo

MUSSULO II

Grandes preparativos, Mussulo II revisado, e duas equipas, a de mar, e outra de terra, prontas para o zarpar desta nova travessia.
Com tanta troca de informação entre as equipas, estamos em crer que se preparam para dar a volta ao mundo! Tripulação têm, boa, e barco também. Mas parece haver alguma saudade daquela linda terra das “mornas e coladeiras”, como a atração de Ulisses pelas sereias. Será isso... também? De forma que o programado é chegarem mesmo a Mindelo. Talvez faça mais doer não ir a Mindelo, do qeu dar a volta ao mundo.
Mas vamos lá: o barco.
Como já sabem o Mussulo II é um belíssimo Bavaria 49’, já fotografado no texto anterior, mas que foi submetido a rigoroso controle:
- a bomba do dessalinizador que estava estragada já funcionou perfeitamente, agora falta testá-la montada para ver se as membranas ainda estão operacionais;
- o Maia estava nos últimos "finalmentes" do freezer, mas ainda há alguns vazamentos que esperamos ser solucionados amanhã;
- amanhã (dia 8, passado) arrumação do barco e fazer uma velejada noturna, voltando no domingo para ver se tudo funciona;
- (dia 9) o barco está praticamente pronto para a viagem, arrumado, abastecido com diesel inclusive os tambores de reserva;
- observados pequenos detalhes (vazamento pequeno no boiler, estação de vento com mau contacto), que precisam serão logo corrigidos;
- o Leo virá buscar o barco na quarta feira. Ele vem a SP e vai com o Maia até o Rio;
- o freezer deve ficar pronto hoje, dia 10;
- o boiler foi consertado;
- os tambores de diesel estão amarrados;
- a elétrica está revisada;
- o dessalinizador funciona, mas só pode ser testado em alto mar para ver se realmente está a purificar a água.
- à saída de Ilhabela, a caminho não do Rio, mas de Vitória/ES, uma violenta frente fria, com ventos de 40’, obrigou a entrar na Baía da Guanabara para se proteger.
- nesta altura já vai a caminho de Salvador.
Moral da história: O Mussulo II esta pronto para enfrentar o belo passeio que será o trajeto entre Recife e Mindelo, apesar de prever grande parte do tempo, em contravento, bolina, ou até em bordos, para vencer as correntes e os alíseos a sul de Cabo Verde.
Vamos deixar para apresentar a gloriosa equipa de mar para o fim (os últimos serão os primeiros!) e vamos ver a equipa de apoio, em terra, que logo será esquecida pelos seguidores do blog!

Primeiro a senhora:
- Joana Amorim Moysés, agente de viagem (brilhante!), com o encargo de não deixar perder os tripulantes, e levá-los de volta a casa! Um para Angola, dois de volta ao Brasil via para Lisboa, onde um, o Maia, quer ficar um tempinho para conhecer o bom bacalhau, bom vinho, o leitão da Bairrada e a carne de porco à alentejana, em Évora. O comandante, com já foi dito, fará a coroação da sua carreira de velejador, regressando solitário no novo Mussulo II, um espetacular Bavaria 55’;
- depois a equipa de manutenção, Jerônimo, Wander e Edson, que serão apresentados noutra ocasião;
- com o cargo de mais alta responsabilidade, o Victor Neves, o conhecido Capitão Vingança que deverá preparar toda a previsão meteorológica, estudo de ventos & correntes, aconselha a rota, orienta o conserto de possíveis avarias, sem esquecer de transmitir a sua famosa de fazer pão a bordo, para ver qual dos novos candidatos a padeiro melhor se sai. Há prémio em disputa!
O currículo deste grande velejador é invejável, mas por razões muito especiais terá que ficar em terra. Vejam só que parceiro:
- Começou a navegar nas “Chatas de Tejo” aos 6 anos de idade. Aos 7 anos fazia barquinhos de brincar na selha de lavar roupa da minha mãe e rasgando os lençóis para as velas.
Seu primeiro barco Moss ( oferta do Sport Algés e Dafundo aos 8 anos e o pintou de azul e o baptizou com o nome de “Kontiki”. Como não tinha mastro improvisou um com um bordão.
Praticou vela intensiva no Clube Naval de Angola e na Escola de vela da casa do Desportiva em Luanda. Muitas regatas ao longo da Costa de Angola tendo sempre feito tripulação no Argus (que depois foi di-do “tio!) e nos zester sobre as ordens do Cmd José Barreno.
1 lugar na primeira regata ao Lobito a bordo o Argus I. E o a medalha de segundo classificado na 2 Regata ao Lobito a bordo do “Gabrisa”.
Em 1973 ajudado a meter os tubos para os pilares da (Primeira Varandinha) do “nosso” Club Naval.
Em 1975 sob seu comando o “Elise” navegou para a cidade de Cape Tonw (Passagem difícil). 9 anos vice–comodoro do S.B.Y.C. e cerca de 23 anos sócio (ainda me consideram sócio)
Naveguou ao longo da costa Sul Africana ( Atlântico e Indico) tendo rondado a ponta do Cabo 14 vezes em regatas e passagens normais entre False Bay e Saldanha Bay. Participando muito activamente no desenvolvimento da vela Sul Africana na Baía de Saldanha (Fundador das regatas “Fast-Log ) depois de ter ganho a primeira a bordo do seu “Kalunga” foi o seu organizador, Jury, e tudo o mais durante 15 anos.
A Regata da Irmandade da Costa por ele fundada chegou a ser internacional (África do Sul e Angola).
Com o seu 2 Barco o “Calema” naveguou na África do Sul 11.300 nm.
Passou Saldanha Bay-Luanda 3 vezes no comando do “Tuiga”,” Quimera” , “Uanga”;
Uma passagem entre Cape Town e Luanda no comando do “Kinga Só”: 6.000 nm.
Prestou serviços da Durban Maritime Net durante 23 anos prestando toda a assistência de ajuda rádio sobre metrologia e outros assuntos como ajuda de salvamento a centenas de veleiros que atravessavam entre o Cape e América do Sul ou Europa.
Dispos a sua experiencia de homem de metrologia ao “Casvic” Primeiro Português a dar a volta ao mundo em Solitário, assim como a sua audaz passagem entre Lisboa e a antiga Índia (Portuguesa) e volta. Para a comemoração dos 500 anos da chegada de Vasco da Gama a Calecut, tendo sido convidado pelo Governo Português para ter a honra de fazer a ligação a bordo com o Manuel Martins entre S. Miguel e Sines, entrando depois a bordo no dia da Inauguração na doca Exp 1988.
Prestou via rádio toda a informação sobre metrologia ao nosso Irmão da Costa José Fontes nas suas 2 voltas ao mundo a bordo do “Emigrante”.
Também colaborou nas 2 passagem do Mussulo, a primeira no inesquecível Abraço á Vela , e a 2ª entre Cabo Verde e Brasil, sendo nesta tripulante.
Agora também está presente na 3ª passagem entre Recife e Cabo Verde.
Fundou a Irmandade da Costa (B.O.C.S.A) onde ainda é o seu Vigia Internacional e tem o numero de Irmão nr. 1.
Com a ida de alguns elementos da Irmandade da Costa de Angola ao Chile terminou a missão de ajudar a reconhecer esta Mesa que estava inactiva e agora é classe A.
Reformado, jovem longe dos 70 anos é Engenheiro Elecro Mecânico curso acabado na África do Sul, onde foi Superintendente da parte eléctrica da maior frota de pesca do Hemisfério Sul (Sea Harvest).
Tem carta de Chefe de Máquinas, carta de Alto Mar (Sul Africana).
(“Nota da Redação”: Alguém a credite que Vasco da Gama, Cabral, Colombo ou qualquer deles tivesse este currículo marítimo?)

 
- por fim, o “falador” tio Chico, que se limitou a ajudar a planejar a lista da “papa” que será devorada durante o trajeto, “redator em chefe” (e sub-chefe!) do blog, preocupado para repassar as notícias o mais fresquinhas possível, retransmissor diário da meteorologia, e, de certeza, o mais triste por não poder participar... na água. Além disso estar com qualquer currículo depois do que vemos do Victor... só poderia dizer que viajou de navio diversas vezes entre Portugal e Angola e... olhe lá!

No próximo texto falaremos dos “magníficos velejadores” porque já apresentámos a sua “máquina voadora”!
Hoje só algumas "personagens de terra":
Primeiro a melhor agente de viagens do planeta ao lado do “tio” do blog; a seguir Victor, o grande navegador, e uma idéia das suas qualidades culinárias, e por fim o "tio" durante o famoso Abraço a caminho de Luanda.



 
13-06-2011

Um comentário:

domingos disse...

Quero aqui deixar uma Saudação aos Ilustres Marinheiros e que tambem botam palavra-pelo menos 3 são meus ilustres conhecidos de Angola-
Chico Gomes Amorim,Pereira Almeida e Pereira Caldas (o mais Jovem),é
o Patrão do "BANGANÔNÔ" o 1º ZEESTER do Van Stadt a ser construido em Luanda pelo Leo Sanchez que vos envia este comentário.Abraço Domingos de Sousa Coutinho (neste momento na Holanda).