segunda-feira, agosto 15, 2011


Mussulo III

Sai... não sai, zarpa... não zarpa, larga... não larga, finalmente largou as amarras, ontem 15, às 13h 30m hora do Brasil.
O comandante José Guilherme enviou a seguinte mensagem:

"Caros amigos, colegas e apoiadores de mais uma viagem do ABRAÇO À VELA:
Inicia-se hoje mais uma viagem deste projeto que começou em 2005 com uma viagem do Rio a Angola e terminará com esta travessia Portugal-Brasil. Após 15 dias de intenso trabalho (não como médico mas como operário...), o barco está pronto e testado para iniciar a viagem. Neste período recebi a ajuda e o incentivo de inúmeros amigos, familiares e de velhos conhecidos da minha família pois em Portugal as famílias ainda se reconhecem! Cito o Gonçalo Geraldes Cardoso e sua mulher Ana Melicias, o Bernardo (além de enteado, ex e permanente tripulante) e a Margarida, os meus primos Pedro e João Saldanha com suas respetivas mulheres - Matilde e Ana, o Marçal (mestre em cabos e marinharia), a Sonia e é claro os sempre presentes Nico e Vingança. Porém o Mussulo III não estaria pronto não fosse o Peter Keeping que montou o mastro e todas as ferragens e tudo o que se referia a velas, afinou mastro, etc, etc, tudo isso com extrema competência, além dele o pessoal da Wavetech: o Rafael e o Filipe que vieram lá de Minas Gerais para fazerem um ótimo trabalho de fundo (e não só), o Mocho que fez de tudo e bem feito, o Sidney e a Lidia dos retoques finais e as peças chaves da empresa - o João Fortuna (precisávamos de um técnico com essa disposição lá no Brasil) e o Francisco Arboés (amigo antigo da minha família) o meu agradecimento especial pois a Bavaria enviou o barco com inúmeros problemas e não deu nenhum apoio...
Nestes dias que testei o Mussulo III, observei que ele está a assumir a sua identidade e vai tomando gosto em navegar, é um "Senhor dos Mares", afinal já vai pelos seus 55. Daqui a pouco sairemos da Marina de Cascais e como os nossos antepassados iniciaremos mais uma jornada transatlântica, e seremos somente o barco e eu. Largaremos sob os auspícios da Associação: "B.O.: amizade é uma coisa séria" e da SISTEC, e novamente convoco a todos a emprestarem o seu apoio para mais esta jornada que deverá demorar entre 21 e 24 dias e se possível será feita diretamente ao Recife mantendo sempre muita água embaixo da quilha e com as estrelas a barlavento.
agradeço a todos e até breve.

José Guilherme

TRANSMISSÕES DIÁRIAS ÀS 12 horas TMG (8 horas do Brasil) e 22 horas TMG (18 horas do Brasil) PELOS TELEFONES VIA SATÉLITE: +870 776 404 366 e +881 631 680 300 QUE ESTARÃO ABERTOS ATÉ 30 MINUTOS DEPOIS DA HORA MARCADA. O PRIMEIRO TELEFONE TAMBÉM ACEITA MENSAGENS SMS E PARA LIGAR DO BRASIL É PRECISO COLOCAR + OU 00(OPERADORA) E UM DOS NÚMEROS (EXEMPLO 0021881631680300).

PS NICO: ENCAMINHA POR FAVOR PARA RAUL, EMMANUEL E JOAQUIM PINHO

João Fortuna e Francisco Arbués, se fazem favor façam chegar esta msg às mãos dos funcionários com os meus cumprimentos...


Às 18H 00m -hora Brasil - recebemos pelo telefone as seguintes notícias:
- A mais importante é que tinha já comido um arroz de pato preparado em dois minutos no microndas, e ... ótimo! Transatlântico é assim mesmo: maravilha!
- Já tinha navegado 105 milhas - em menos de 10 horas - o que parece haver alguma confusão, mas o MUSSULO III, com vento de 15 nós fazia entre 7 a 8 nós, o que é muito bom. A continuar assim pode demorar só 20 dias.
- Estava no Rumo 220, e a posição era 37° 50' N  e  10° 15' W.- Tudo a correr muito bem.

(O computador ontem não quis "trabalhar", por isso as notícias vão atrasadas)

Fota da largada:

Nenhum comentário: