sábado, janeiro 21, 2006

Dia 20 e 21 de Jan não houve contacto com Mussulo


Ontem e hoje mais uma vez não foi possível o contacto com o Mussulo pelo rádio amador de Sergipe -Brasil, Sr. Chagas. Foi feito um contacto muito rápido (15 s) com o João Costa na África do Sul onde o José Guilherme apenas teve tempo de dizer: "Até que enfim que alguém nos escuta" , mas de seguida a comunicação se cortou e não voltaram a lograr um contacto. O João Costa já se comunicou com uma rede de rádios amadores na África do Sul e Angola para tentarem algum contacto. Também estamos tentando um contacto com a ilha de St. Helena, para adiantar o problema e para que fiquem de sobre aviso.
Aparentemente é uma pane no rádio como se tivesse colapsado a alimentação de energia. Nestas circunstancias somente quando o Mussulo chegar a St. Helena haverá possibilidade de comunicação o qual temos a certeza que será feito e quem sabe descobrirem o que está ocasionando a falha.
Os ventos já estão de Sudeste e com velocidades de 10 a 20 nós, o que permite ao Mussulo rumar a St. Helena com vento de través e com maior velocidade. Também o clima de ondas está muito tranquilo ( ondas menores que 1 m) . Realizámos uma projecção partindo desta permissa e a previsão de chegada a St.Helena é em torno do dia 25 de Janeiro.
Não há portanto qualquer razão para preocupações, a não ser a incerteza se o leme automático está funcionando, para que o José Guilherme e o Matheus possam ter condições de descansar.
A imagem mostra a previsão da posição do Mussulo e os vectores de vento ás 15:00 horas TMG de hoje dia 21.

Nenhum comentário: