domingo, agosto 28, 2011


MUSSULO  III

27/Agosto - sábado
18h 00 m - Hora Brasil

Após chegada a Mindelo, Cabo Verde, para uma rápida revisão no motor e reabastecimento de combustível, além procurar resolver alguns  "probleminhas" menores - conforme o Comandante - tais com uns moitões quebrados, um carrinho ruim, chegou a notícia pior:
- da fábrica da Bavaria mandaram uma mensagem urgente dizendo que o barco poderia ter problemas no leme (imaginem! no leme!) porque foram encontradas algumas peças (sobras!) que deveriam ter sido montadas e não foram!!!
Um susto dos grandes, vá de desmontar o leme. Um trabalho insano. Inconsistente. Porque o leme estava devidamente montado e o erro deve ter sido da fábrica que mandou peças em duplicado para Lisboa.
Susto passado, um agradável encontro com outros velejadores, do mesmo Iate Club de Ilhabela, num Beneteau 54, "São Jorge", que deve ter zarpado mais ou menos na mesma hora e com o mesmo destino: Brasil
Coincidência simpática, tanto mais que já se conheciam.

Mussulo acabara de sair de Mindelo pelas 16h 30m.
O vento estava  de NE entre 10 e 14 kn, que deve manter-se assim até ao paralelo 10. Depois? Talvez umas calmarias para dar trabalho ao motor, até entrar nos alíseos do Sul.
Não havendo necessidade de informar a posição, temos hoje algumas fotos desta viagem






Mas parece que o Comandante não vem, como planejou, em solitário! Traz como "conselheiro e confdente" um "Cabeludo" sempre no ombro, Ou a controlar a inclinação do barco, como se pode ver acima, além do "encarregado" de o chamar ao dever a cada hora! Também se vê como o Comandante ficou "bonito" depois daquele corte de cabelo!
Mais fotos: testando na Baía de Cascais e já com rumo 180°.

4 comentários:

José Luiz Orlando disse...

Quilherme
Na maior torcida aqui de toda a familia Orlando
A giuliana adorou seus companheiros de viajem rsrs
Sobre a comida imagino a aquela massa com queijo da Serra hein !!!! Imagino se nao teve um vinho para Harmonizar ( com moderacao eh claro ...)
Forte abraço e bons ventos nesta nova etapa
Jose Luiz Orlando e familia

Mariana disse...

Grande Manim ainda bem que o susto do leme foi em vão. Adorei o corte e acho que está impecável rsrsrs.
Gostei muito dos seus "companheiros de viagem".
Um grande beijinho e continuo a torcer muito por si e Mussulo

Bavaria Yachts disse...

Caro Jose Amorim
No seu comentário de sábado 27 de Agosto, relata a mensagem urgente que enviei ao Jose Guilherme, vinda da Lewmar na Alemanha, onde foram montados os lemes e não em Lisboa. Visto estarmos em um Blog de domínio público gostaria de rectificar seu comentário: Alertei ao Jose Guilherme a provável falta dos pinos de segurança, em uma das RODAS DE LEME e não no sistema de leme, para tal ele só teria que retirar as bússolas das bitáculas dos lemes e verificar se os pinos estavam montados e não verificar todo o sistema de leme.
Se um dos pinos não estivesse montado ocorreria que ele ficaria sem uma das rodas de leme, tendo a outra roda, o piloto automático e o leme de emergência funcionando perfeitamente.
Um abraço
Carlos Lima

Francisco Gomes de Amorim disse...

Para a Bavaria Yachts
Posso ter cometido algum engano sobre o problema do leme. Dificuldade de comunicação via satélite, sempre com interrupções.
Mas de qualquer modo a possível falta dos pinos, não parece invalidar o comentário sobre a sobra das peças.
Um abraço
Francisco (e não José!) Amorim