sábado, julho 30, 2011


Mussulo II

Mensagem do Comandante

Caros amigos, colegas e apoiadores de mais uma viagem do ABRAÇO À VELA



Chegamos a Mindelo na Ilha de São Vicente, Cabo Verde na madrugada do dia 29/07, após 12 dias e 10 horas de viagem e aproximadamente 1700 milhas de singradura. O Mussulo II já se encontra ancorado a gozar de um belo descanso no mesmo lugar de onde saiu 2 anos atrás. O MUSSULO II é um barco feliz e alegre e trouxe-nos até o porto em segurança, que tenha o seu merecido descanso antes de partir para outra aventura. Quero em primeiro lugar agradecer à minha tripulação (por ordem de idade...): Carlos Eduardo de Campos Maia, Carlos Pereira de Almeida (Nico) e Carlos Alberto Franco Ballarati por terem dividido os bons e maus momentos desta travessia. Os bons momentos do convívio e cooperação mútua e os maus, sempre relacionados com o tempo que a partir do Equador não deu trégua. Enfrentamos juntos uma semana de contra-vento (bolina) com ventos variando de 25 a 40 nós, sem perder o humor e sem perder o rumo... Na nossa retaguarda e a quem devo agradecer pelo apoio logístico e preocupação genuína de homem do mar que sabe o que está a ser enfrentado no mar, com suas orientações meteorológicas precisas (e não só), tivemos o Capitão Vingança, João Costa, Irmão da Costa enfim um Irmão do mar. Ao Francisco Amorim (Tio Chico) o acompanhamento e a transmissão para o mundo, através do blog, da nossa progressão, e a manutenção do elo de ligação com os que nos rodeiam e apóiam, tudo feito através do aparelho mágico de comunicação por satélite fornecido pela SISTEC (através do seu representante o Joaquim Pinho). Ao "B.O., Amizade é uma coisa séria" reservo um especial agradecimento pelo patrocínio do velame (que será exibido também no Mussulo III) e comunico que no dia de ontem e em NOME dessa agremiação de amigos doamos toda a comida e materiais de utilidade básica (foram mais de 200 quilos de gêneros!) para a Cruz Vermelha de Cabo Verde que fará chegar às pessoas carentes deste país. Em Cabo Verde sempre a inestimável recepção e apoio do Raul e Emmanuel Soule.
Quando os homens do mar voltam para terra não há maior prazer do que reencontrar as suas mulheres e as suas famílias, e assim está a acontecer conosco. Dentro de algumas horas cada um de nós encerra esta aventura e volta para os seus e neste quesito tenho que publicamente agradecer o apoio da minha mulher Leonor ( o seu telefonema diário era sempre esperado com alegria) que incentivou a minha busca pelos sonhos...
Até a próxima travessia que ainda não tem data definida mas será em breve, com muita água embaixo da quilha e com as estrelas sempre a barlavento.

José Guilherme - Comandante do Mussulo II e da Travessia Recife-Mindelo em julho de 2011

Enviamos uma foto da chegada e da entrega dos alimentos - o pessoal podia ter dado a volta ao mundo - a verdade foi para a Cruz Vermelha Cabo Verdiana, segue também uma foto do matar a sede de cerveja e da Marina do Mindelo.
 




Um comentário:

Francisco Gomes de Amorim disse...

Um abraço a todos os que participaram
Ze Mendes

Bravos navegantes!
Acompanho a vossa viagem com um sorriso no rosto e a mente à deriva nesses mares...
Um abraço forte para todos e fico à espera das próximas aventuras!
Bom descanso em terra....
Preciosa

Boa ! Mais uma …
Um abraço
Sebastião Dourado