sábado, dezembro 10, 2005

Quinto contacto com o Mussulo ás 0:00 horas de dia 11


Através do contacto realizado pelo rádio a tripulação estava mais tranquila depois de passarem no dia 10, por uma frente fria com ventos relativamente fortes ( 30 nós), ondas de 4 a 5 m e bastante chuva. Houve uma avaria no leme que estão tentando solucionar, mas que aparentemente não está provocando uma redução do progresso do Mussulo.
Ás 0:00 horas do dia 11 de Dezembro a posição do Mussulo era de 29º 36' S e 28º 40 ' W ou seja em relação ao ultimo contacto progrediu 250 milhas aproximadamente, representando portanto um total acumulado de cerca de 1.000 milhas.
Hoje também foi incorporado no Google Earth um link com o Google Community que permite saber as alturas de onda no Atlântico Sul as quais são actualizadas a cada 3 horas. Apresentamos uma imagem retirada do Google Earth onde mostra a posição do Mussulo (marcada provisóriamente com um quadrado) e as alturas de onda a cores na escala ( a escala do lado direito corresponde a alturas de ondas em metros). Por esta podemos verificar que não foi "conversa de marinheiro".Efectivamente de acordo à escala de cores as alturas de onda eram da ordem de 4 a 5 m. ( para melhor visualização da imagem clicar na mesma).

Nenhum comentário: