segunda-feira, julho 25, 2011


Mussulo II

Só ventos contrários!

25/Julho
Quem pensa que é moleza ir daqui para Cabo Verde... está enganado!
Até ao Equador, se não apanha calmarias, segue com os alíseos do sul, vento de SE, balão, e mesmo com ondas de través, o barco progride bem
Quando chega aos 10° Norte, onde agora se encontram... fica complicado. Só ventos vindos diretamente do destino, com 20 kn. obrigando ou a fazer um largo grande para NNW ou seguir a motor. De noite tiveram bastante vento, fizeram um bordo, andaram cerca de 125 milhas mas o progresso foi pouco.
Mesmo a motor, com vão agora, o andamento é fraco.
Singradura: 103 milhas.
Posição: 10° 43' N  *  27° 09' W.
A eletrónica de bordo está um tanto confusa, com a estação de vento "meia perdida" bem como o medidor de profundidade, que neste caso não faz falta alguma, pois estão numa das áreas mais profundas do Atlântico, cerca de 5.400 m.!
O famoso telefone SISTEC, continua a funcionar muito bem, e é isso que nos mantém ligados e permite retransmitir estas notícias.
Quanto à disposição, parece que o "restaurante e o bar" se mantêm ativos: hoje feijoda com caipirinha de aperitivo. Aquilo é que é sofrer as agruras do mar!
No entanto após aquela visão de muita espuma no mar, que não conseguiram identificar se seria baleia,  as caipirinhas ajudam os sonhos a ir para as sereias.
Bons vetos, navegadores!








Um comentário:

Maria João Couceiro disse...

Olá a todos os Ulisses! : )) isto, por causa das sereias que eventualmente terão avistado!...
Já falta poucochinho para verem terra, de que já devem ter saudades. Tanto mar, apesar de belo, deve dar apertos no coração.
Abraço e ...bons ventos!
MJoão