sexta-feira, dezembro 09, 2005

Quarto contacto com o Mussulo ás 0:00 horas de 9 de Dezembro

Os ventos contra e mar grosso voltaram e o progresso no ultimo dia foi de 145 milhas, o qual obrigou a derivar mais para sul como se pode verificar na actualização do Google Earth - Expedição Abraço à Vela - Networklink.
Estavam ás 0:00 horas GMT de dia 9 de Dezembro nas coordenadas geográficas 28º 27' S, 32º 33' W.
No Google Earth Expedição Abraço à Vela - Networklink foi adicionado uma layer ( que pode ser ligado ou desligado tildando no PLACES no quadrado ao lado de Predominância dos ventos - Wind Direction . O update é realizado cada 2 horas o qual permite dar a condição dos ventos no Atlântico Sul. Pode-se verificar também que efectivamente na posição actual os vectores de vento são frontais ao Mussulo( essa a razão da deriva para sul) e mais próximo do sul da África já predominam os ventos de través.
Esta informação nos vai permitir no contacto diário com o Mussulo informar a predominância dos ventos com antecipação.
Também por solicitação do José Guilherme no contacto de hoje por rádio, estamos cadastrando o Mussulo na Roda dos Navegantes na tentativa de via rádio e conexão ao laptop que têm a bordo terem uma previsão das condições meteorológicas.

Um comentário:

paterhu disse...

Avante marinheiros...hoje em http://lusofolia.blogspot.com foi colocado um post sobre a viagem e com uma foto da largada do Mussulo.