terça-feira, dezembro 27, 2005

18º contacto com o Mussulo dia 26 Dezembro 2005


Dia 26 foi realizado contacto por rádio com o Aldir no Rio de Janeiro e com João da Costa do seu barco Calema numa pequena baía dentro da Saldanha Bay que passaram as seguintes informações:
O Mussulo mantinha o rumo de 45º com velocidade média de 4,5 nós e o vento continuava soprando de Sudeste com 14 a 18 nós.O tempo estava chuvoso pela manhã e encoberto à tarde.
A posição do Mussulo ás 19:00 horas de dia 26 de Dezembro era de 22º 14' S, 02º 06' W.Ontem cruzaram o Trópico da Capricórnio e hoje estão quase a cruzar o Meridiano de Greenwhich como se pode verificar pela imagem.
Estão a velejar durante a noite somente com a vela grande por precaução devido ao problema do enrolador da genoa. Durante o dia estão usando uma vela improvisada na proa.
O gasóleo têm 100 lts e estão a poupar, porque o motor gasta 4 lts por hora.Por esse motivo estão a pensar reduzir o tempo de contacto por rádio dando somente a posição.Para o sistema de cargas das baterias estão usando os dois painéis solares mas por vezes tem que carregar com o alternador do motor( que gasta gasóleo).
Estão com boas reservas de água e portanto sem problemas de contenções.

2 comentários:

Lino Martins disse...

Não podia deixar enviar um comentário….

Sigo atentamente a vossa progressão espero que o tempo seja favorável até ao vosso destino. De Portugal envio um grande abraço e faço votos que nos visitem no hemisfério norte....

Muito parabéns pelo vosso sonho
Os meus melhores cumprimentos
Lino Martins

Cocoloco.no.sapo.pt

Cocoloco disse...

Não podia deixar enviar um comentário….

Faço votos que os ventos favoráveis os levem até Luanda, de Portugal envio um grande abraço e espero que nos visitem em breve.

Sigo com atenção os vossos contratempos, que tem resolvido de forma muito marinheira...

Muito parabéns pelo vosso sonho...

Os meus melhores cumprimentos
Lino Martins

Cocoloco.no.sapo.pt