sábado, novembro 24, 2007

“Regresso dos Cavaleiros da “Ordem da Gota d´Água no Oceano”

“Regresso dos Cavaleiros da “Ordem da Gota d´Água no Oceano”
A semana que acabou ontem, teve como protagonistas de relevo, 2 dos Valentes Marinheiros do Veleiro “Mussulo, que em Janeiro de 2005, trouxe a Luanda, depois de uma corajosa e arriscada travessia atlântica, ligando o Rio de Janeiro a Luanda, e consecutivamente, o Brasil a Angola, cujo nome de projecto teve como designação: “Um Abraço à Vela”, e que, acabou dando título ao Livro “Mussulo – Um Abraço à Vela”, escrito pelo tio Chico (Francisco Amorim), o mais velho dos Bravos Tripulantes, o qual, foi lançado aqui em Luanda, ontem, dia 15 de Novembro, quase 3 anos depois de tal epopeica aventura oceânica.
O acto solene do lançamento, aconteceu no Clube Naval de Luanda, cujos associados, estiveram entre aqueles que primeiro receberam o “Mussulo”, ao largo da famosa Ilha do Mussulo, que se situa ao largo da região costeira sudeste de Luanda.
Presentes para o acto, estiveram entre associados e amigos, à volta de umas 50 pessoas, tendo grande parte adquirido o Livro, ao preço de simbólico valôr.
O acto foi presidido pelo Jacques dos Santos, Membro da União de Escritores Angolanos e Presidente da Associação Cultural “Chá de Caxinde”, que ao mesmo tempo, tem como membros alguns dos mais conhecidos Escritores e Intelectuais cá da praça, tendo ainda tido como introdutor e apresentador da presente obra literária, o associado do Clube Naval, Baptista Borges, que fez uma muito bem conseguida introdução verbal ao livro “Mussulo – Um Abraço à Vela”.
Consideramos estarem de Parabéns, tanto o Tio Chico, como o próprio Comandante do Mussulo, o Guilherme Caldas, que foi talvez, o principal protagonista desta epopeia aventureira marítima, que ao mesmo tempo, é o dono do veleiro “Mussulo” e promotor principal dessa viagem oceânica, que ao fim e ao cabo, e como bem disse Baptista Borges,a determinado momento de sua intervenção apresentadora da obra, uma gota de água num imenso oceano.
Estamos em crer que, essa sua introdução verbal, de profundidade e sensibilidade elevadas, virá a ser brevemente divulgada na Internete, pelo Tio Chico, quando em seu regresso, esta semana que vem, ao Basil, dando a todos que aqui nos acompanham nesta narrativa escrita, o teor da bela intervenção/introdução do Baptista Borges.
A seguir à introdução do acto do lançamente do Livro, deu–se o acto consecutivo da assinatura de autógrafos, por Tio Chico, numa mesa, e por Guilherme Caldas, situado numa mesa oposta à do Tio Chico.
Antes e depois da aquisição do Livro e da sessão de assinaturas de autógrafos, houve tempo para muita troca de saudações, pedaços de estórias e histórias, tanto da viagem em si, como de outras sobre vivências passada e actuais, em Angola, para beberete e para petiscar alguns salgados, o que engrandeceu sobremaneira o convívio dos que ali estiveram entusiásticamente presentes ao acto e que muito ajudaram a engrandecer o acto em si.
Muitas fotos foram tiradas, as quais, esperamos venham a ser colocadas em breve aqui na Internete, para posterior envio para todos aqueles e aquelas que nutriram e continuam a nutrir interesse por tal valorosa façanha, que acabou ligando Brasil e Angola num fraternal e elevadamente simbólico “Abraço à Vela”...
Um abração respeitoso a todos os que seguiram o dia-a-dia da travessia do “Mussulo” e seus intrépidos guerreiros das ondas do mar.

manuel de sousa
Luanda – Angola

Nenhum comentário: