quarta-feira, julho 15, 2009

.
"MUSSULO II"
pronto para levantar ferro


Projeto da nau "Santa Maria", do Cristovão Colombo, que também saíu de Mindelo!


Quem sabe um pouco de história dos Descobrimentos, sabe que desde que o Bartolomeu Dias dobrou o Cabo depois chamado da Boa Esperança, até ao envio de uma frota de naus até à Índia, decorreram dez - 10 - anos! Dez anos de preparativos, sobretudo no mapeamento de ventos e correntes no Atlântico Sul que levou, ninguém duvide disso, à descoberta do Brasil, descoberta essa logo "encoberta" pelos cautelosos reis de Portugal e dos Algarves d'Aquem e d'Alem Mar... etc.


Assim, ou quase... estão os nossos amigos velejadores que sairão de Mindelo, Cabo Verde, para o Brasil! Por ali passou também Cristavão Colombo, pensando que ía para as Índias pelo poente!

Aproxima-se a data: é já na próxima semana, quarta feira, dia 22.

Discutem-se os últimos detalhes de previsão de tempo, de compra de acessórios e complementos necessários para a viagem, adquiridos ou encomendados os alimentos, aprimora-se a apresentação deste blog com os conhecimentos e a simpática colaboração do David Jorge, e procura a tripulação não esquecer quem os tem ajudado.

Em Luanda, a Lé, Maria Madalena Simões, co-skipper do "Tuiga" barco campeão em Angola, peça chave na viagem do "Vega-Uno" entre Lisboa e Luanda, quando, entre outros encargos comandou como "Cordon Bleu" a cozinha durante a viagem, dá as últimas "instruções técnico-alimentícias" ao preposto encarregado da cozinha, o Victor Mestre.

Em Cabo Verde a equipa que tem sido de "apoio à distância", e que têm tomado conta do "Mussulo II", Raul, Emanuel, Kiki, e alguns outros mais aguardam a chegada da tripulação para se fotografarem todos e serem então dados a conhecer ao mundo!!! Vejam pelo contador de imagens por onde anda a fama destes "Abraços"!

Até à próxima!

15 jul. 09

2 comentários:

Rusa disse...

Mais uma vez a internet encarrega-se de nos aproximar! Cá irei seguindo a viagem e sempre torcendo para que haja calmaria. Beijos Rusa

Francisco Gomes de Amorim disse...

Rusa!
Calmaria, não! É a morte dos marinheiros, esgotados pelo ca,lor, sede, escorbuto e outras "graças"!
Bom vento e... muita calma aos tripulantes!