sexta-feira, julho 03, 2009

Mayra / Mussulo II
.
22 de Julho
.
Largada de Cabo Verde
.
Cartas, distâncias e comes... tudo bem discutido e calculado
.
Está ficando perto o dia da “largada” do Mindelo, para o “Mayra/Mussulo II” seguir a rota de Cabral e, depois de passar por Fernando de Noronha, aportar ao Recife.
Dia 22 de Julho próximo, se as condições de tempo o permitirem! Tempo estimado de viagem, mais vento, menos vento, uns 12 a 14 dias.
O barco vai-se equipamento com alguns itens indispensáveis para travessias oceânicas, e a tripulação também se preparando física e mentalmente para enfrentar mares “novos”, para alguns.
Têm sido feito “exaustivas” reuniões de trabalho, como se documenta pelas fotos mostradas, visando estudar meteo e rumos, mas podiam aproveitar e ver como fizeram semelhante travessia tanto o grande Vasco da Gama quanto o seu Cabráu, há mais de meio milênio! Não vai ser muito diferente a rota a seguir, mas...
Vejam bem o cuidado com que estudam os mares e.. os copos!

Há o temor dos furacões e/ou ciclones, que a mudança climática global tem estado a provocar com cada vez mais intensidade e fúria, e como aqueles mais devastadores que atingem o Caribe e a costa do México e EUA se começam a formar lá pelas bandas de Cabo Verde, todo o cuidado é pouco. Aliás isto é uma verdade para todos aqueles que se decidem a entrar mar adentro.
Nesta altura do ano não devem apanhar mais que um ventinho bom e forte, nos dois primeiros dias à saída de São Vicente, ainda por cima vindo do Norte, e depois ventos fracos ou calmarias quando chegaram à zona dos doldrums.
De qualquer modo a viagem tem todas as condições para ser um magnífico passeio, e desde que se respeite e se prestem as devidas homenagem ao Rei Netuno, só lhes restará, Deus o permita, que cheguem ao destino satisfeitos, e com aquele aspecto saudável de homens do mar que só tiveram que enfrentar bons ventos e boa mesa!
A partir da véspera da largada iremos dando notícias diárias do comportamento geral da navegação e dos mui valerosos marinheiros, e para quem quiser transmitir alguma mensagem – só de interesse; nada de mariquices como mandar beijinhos, saudades e desejos de boa viagem – podem mandar para o email
oyarzun@terra.com.br que se lhes fará chegar. Atenção só as que tiverem interesse!!!
Até breve.
3 jul 09

2 comentários:

paterhu disse...

oh tio Chico...deixe-se de cenas malaikas...a gente vai mesmo mandar msg com beijinhos, etc e tal...é q os moços merecem...depois de tanto trabalho(apesar de ver bué de copos de birritas nos meetings e briefings)
Abraço
Estamos juntos
Mário Tendinha

Anônimo disse...

Gostei!
Quero é ver o bué de copos de biritas!
Um abraço
tio Chico