segunda-feira, janeiro 16, 2006

Ultimas noticias de Luanda 16 jan 06

Na sexta feira pela manhã , perante a presença do Sr. Decano da Faculdade de Medicina de Luanda, Professor Cristóvão Simões, do Sr. Vice Decano Professor Albano Ferreira, Médicos e Alunos, foi realizada uma homenagem, após 30 anos, ao Professsor José Guilherme Dargent Pereira Caldas ( pai do José Guilherme, comandante do Mussulo e do José Filipe) com um discurso proferido pela Dr.ª Maria Cecília Paz, Directora do Serviço de Radiologia do Hospital Universitário e Professora da disciplina de radiologia da Faculdade.
A Drª Maria Cecília Paz foi a primeira mulher radiologista angolana que juntamente com os Drs. José Partidário, Eduardo Medina e Joaquim Jorge ( já falecido) constituiram os primeiros 4 radiologistas formados por Angola e pelo Professor Pereira Caldas.
Posteriormente o José Guilherme fez uma palestra sobre a sua especialidade a Neuroradiologia Intervencionista.
Foi também acordado a realização no futuro próximo de Convénios com a Universidade de Medicina de S. Paulo no Brasil, para a formação de médicos angolanos.
No Sábado e para despedida a tripulação foi passar o fim de semana à Ilha do Mussulo no catamaran do Nico Almeida, que tem sido incansável no apoio à tripulação durante a estadia em Luanda e nas providencias para colocar o Mussulo operacional.
Hoje foi instalado o drive do leme automático levado em mãos para Luanda pelo Pedro Moura e realizado um teste de navegação na Baía de Luanda que mostrou estar perfeito.
O resultado do diagnóstico do rádio do Mussulo que apresentou problemas de comunicação nos ultimos dias de viagem para Angola, é que o mesmo necessitaria de uma placa nova de entrada da alimentação, componente esta que não existe disponibilidade em Luanda.
Perante esta situação e considerando que são fundamentais as comunicações, num espírito de total solidariedade foi oferecido e instalado no Mussulo um rádio Icon pelo Duarte Nuno . Mais uma vez coisas deste tipo somente em Angola e com angolanos sucedem.
O rádio foi testado com o rádio amador Chagas de Sergipe -Brasil que continuará a fazer as comunicações diárias na volta ao Brasil do Mussulo.
Ao Duarte Nuno e em nome da tripulação um grande obrigado assim como ao Peninha Albuquerque que entremediou o assunto.
Á noite a tripulação foi convidada para jantar em casa do General João Matos, representante do Governo de Angola, onde foram extremamente bem recebidos pelo próprio e sua esposa Mila.
O Mussulo zarpa amanhã dia 17 de Janeiro de 2006, após o almoço, para fazer a 4ª perna de retorno ao Brasil com rumo a St. Helena onde fará uma escala técnica, caso os ventos forem favoráveis.

Um comentário:

José Filipe disse...

Recebemos do Duarte Nuno que ofereceu o rádio a seguinte mensagem:

À

Tripulação do MUSSULO

(José Guilherme Pereira Caldas, Matheus Miranda Barbosa e Francisco Gomes de Amorim)


Fiquei bastante emocionado ao ler o vosso grandioso agradecimento, a mim dirigido, no vosso site www.abracoavela.com . Não fui merecedor de tão grande reconhecimento, da vossa parte, pois o pouco que fiz pela vossa equipa não chegou a pagar o quanto mereciam pela vinda Angola, carregados de bons exemplos para todos nós.

Trouxeram, no porão do MUSSULO, ensinamentos, coragem, espírito de aventura e, em especial, trouxeram uma amizade muito forte e a certeza de que nós, os homens, podemos viver em paz sem recorrer a qualquer tipo de violências.

O meu muito obrigado, também!

Deixo-vos aqui o desejo de uma óptima viagem acompanhado da certeza que podem contar sempre comigo.

Duarte Nuno Martins