sexta-feira, janeiro 27, 2006

Mensagem do Mussulo directo de St. Helena 27 Jan 06





Mensagem do Mussulo para Luanda direto de Sta Helena:

Queridos amigos (velhos e novos), queridos colegas e a todos os que apoiaram ou seguiram esta viagem:

Mais uma perna desta viagem se completa hoje, foi uma viagem tranqüila apesar dos problemas que já havíamos tido na vinda e que não foram inteiramente resolvidos em Luanda (rádio e leme).

A estadia em Luanda foi ótima e à despedida lá estavam no cais do Clube Naval toda malta da vela (apesar de ser terça-feira) e muitas outras pessoas que passamos a conhecer e que tão bem nos receberam. Gostaria de fazer alguns agradecimentos públicos após esta estadia em Luanda em primeiro lugar aqueles que nos receberam em suas casas – o Rui Cristina e o casal Tó Santos e Maria Cecília Paz que foram de um carinho e alma aberta sem par. A toda a direção do Clube Naval nomeadamente o Mário Fontes, o Henrique Lago de Carvalho, o Toli, o Toninho Albuquerque que mandou vir especialmente panos para levarmos de recordação para o Brasil, o Jorge Portugal (da terra ao mar é apenas um passo o que importa é o espírito) e a todas as pessoas que de alguma maneira se envolveram e apoiaram este empreendimento vendo nele algo mais do que uma “simples” viagem. Assim o Nico Pereira de Almeida que nos recebeu à entrada do Mussulo juntamente com a família Tendinha, o Henrique Lago de Carvalho que nos emprestou prontamente um celular para usarmos enquanto lá estivéssemos, o João Frederico que desmontou e montou o piloto automático e mais do que isso nos cedeu o seu quarto para dormirmos, a Leonor que cedeu o seu motorista para o que fosse necessário e nos ofereceu a sua casa, o Manoel Souza e o seu Rotary, o Pimentel com quem passamos agradáveis tardes e nos presenteou com a nova bandeira de Angola entre outras coisas, o presidente da Federação de Vela - José Augusto Junça que nos deu uma bela medalha e que será colocada no Mussulo, a direção do Clube Náutico especialmente o seu Presidente Dr. Paulo Murias que também disponibilizou as suas instalações e nos convidou para um agradável fim de tarde de frente para a inesquecível baía de Luanda. O convite para jantar em sua casa e depois a visita ao nosso barco realizada pelo General João Matos e pelo General Andrade foi uma grande honra e mais uma vez torna esta viagem em algo mais do que uma aventura. Não podia deixar de citar as peças fundamentais para que se fizesse o retorno em segurança como o Nelo, o Artur e a sua equipe que providenciaram os consertos no barco improvisando o que não havia pronto e arranjando soluções (a montagem de um andaime no cais do Naval foi cena antológica!), o senhor Duarte Nuno que nos cedeu um rádio SSB, o José Manuel Martins, o Maganga, que, à chegada a Luanda pegou nos nossos passaportes e documentos do barco e os trouxe no dia seguinte, tudo legalizado, tendo feito o mesmo para a saída, os marinheiros Celestino e Paulo cedidos pelo Jorge Leite Velho e que se esmeraram no trato do barco, enfim que me perdoem os que não foram citados mas podem ter certeza que as emoções a que fomos submetidos nesta estadia superaram qualquer expectativa. Agradeço em meu nome e da tripulação, Matheus Miranda e Francisco Amorim, e saibam todos que apesar da tristeza da partida resta a alegria de ter feito novos amigos e revisto os velhos.


José Guilherme P Caldas

Um comentário:

Anônimo disse...

Caros amigos! Que bom foi ler o "relatorio" do Ze Guilherme, e ver que estao la contidos tantos nomes de amigos meus. Sem duvida que ja sabia que eles iriam ter esse tipo de comportamento para convosco! Mas ao mesmo tempo fez-me recordar tantos outros, que com igual maneira de estar na vida, ja nao se encontram conosco! Ja deu para perceber que adoraram a estadia no Namibe e Luanda.A partir deste momento ja fica mais facil regressar ao Brasil, e voltar... A ANGOLA. Bons ventos de cauda! Hoje aqui pela Asia comemora-se a entrada do "Ano Novo do Cao"! Bom ano para todos!!!